terça-feira, 10 de maio de 2016

Vejo Flores em Você

Em uma antiga foto de meu apartamento em uma zona bastante arborizada de Porto Alegre, identifico três solitários vasos de plantas emoldurando a parede de fundo do amplo terraço. Este foi o início da minha paixão pelo verde. Hoje somam-se dezenas de vasos com inúmeros exemplares que mostram a diversidade de nossa flora, em espécies de variados tamanhos , desde pequeninas até esplendorosas árvores de 4 metros de altura. Uma maravilha com a qual a natureza nos presenteia e nos impacta pelo poder de transformação. Revela como o concreto frio e desolador pode modificar-se repleto de plantas, trazendo o frescor e a explosão de cores, atraindo pássaros e borboletas.
Existem as de fácil manutenção e as que requerem mais cuidados, as que fornecem frutos , as que nos ofertam flores, as que exalam perfumes e as que simplesmente nos encantam com suas formas e cores. Mas não posso enxergar um recanto sem imaginar uma espécie vegetal adicionando sua beleza única. Em um lar sem planta falta acolhimento.
Não há tristeza nem amargura que perdure após a profunda contemplação da natureza, pois a energia que ela emana é capaz de curar uma alma ferida, enchendo nosso coração de esperança e confortando com o esplendor da simplicidade.
Não há riqueza material que suplante a exuberância natural. E tal qual pessoas artificiais, cenários artificiais também são opacos e desprovidos de profundidade, e se estagnam na superfície. Tornam-se monótonos e óbvios. Requerem nossa intervenção para algo dizer.
Cultive uma planta ou implemente um jardim e descubra a riqueza que nos cerca e o poder de sentir -se integrado à natureza . Ela retribuirá te surpreendendo a cada dia, e te acolherá com cenários inusitados e ímpares. A foto nunca será a mesma!
                                                                        Silvia Sperling Canabarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário